Justificativa da obra
Sabe-se que uma estrada, com corpo estradal apenas em piçarra e muitas vezes sem compactação adequada, tem pouca durabilidade. A produção de poeiras na estiagem gera grande incômodo e problemas de saúde. Assim como no período das chuvas surgem os buracos e consequentemente os atoleiros, o que gera transtornos para quem trafega pela estrada. Também ocorre a incidência de muitas erosões e deslizamentos laterais no maciço estradal, principalmente em seções transversais mistas e aterro.
As estradas rurais que interligam povoados dentro de um mesmo município e que possuem apenas revestimento primário, geralmente não contemplam drenagem em concreto, (meio-fio, sarjeta e canaleta), embora algumas estradas possuam obras de arte corrente (bueiros) já suficientes, o desague (escoamento) das chuvas é feito em valetas de terra nas laterais, executadas com lâminas de motoniveladoras denominados corriqueiramente como bigodes e que têm pouca duração como é o caso destas estradas/trechos objeto deste projeto.
Conforme relatório fotográfico em anexo, são muitas as irregularidades e depressões na plataforma, numa visão superior denota-se uma precariedade marcante na configuração desta estrada e no tocante às técnicas de engenharia atualmente normatizadas pela ABNT/DNIT. Isso devido provavelmente às dificuldades que passam as gestões municipais em nosso País.
Periodicamente a cada ano e após as chuvas, geralmente essas estradas ou são apenas regularizadas (raspadas com patrol) ou (lançadas/espalhadas) com material laterítico (piçarra) abundante em nosso estado. Além disso, não há um controle tecnológico para avaliar a qualidade da execução da terraplanagem e pavimentação, o que nesse projeto será alvo de exigência.
Esta obra trará benefícios ao município de Arame - MA em sua totalidade territorial, mas beneficiará principalmente aos moradores dos povoados que serão contemplados com a pavimentação ao longo do trecho estradal, assim como as comunidades circunvizinhas, não podemos deixar de citar que este projeto trará benefícios também aos produtores rurais da região que necessitam de boas condições de tráfego para o escoamento de sua produção. Este projeto, de uma forma direta beneficiará mais de 1000 famílias e, indiretamente aprox. 5000 habitantes serão beneficiados.
Pavimentação de Estradas Rurais no Município de Arame MA.
5
Portanto, este serviço de pavimentação do corpo estradal se faz extremamente necessário para que haja melhoria na trafegabilidade (dinamização no transporte de pessoas e mercadorias), no conforto (revestimento na camada final), e na segurança (eliminação de buracos e irregularidades), desta forma proporcionando melhorias na qualidade de vida da população que será beneficiada de um modo geral com a pavimentação.
As implantações destes componentes trarão certamente benefícios socioeconômicos e valorizará com certeza os empreendimentos das famílias onde serão executados os serviços de pavimentação, sendo assim a obra de infraestrutura irá instigar a realização de novas construções.
Convém ressaltar que os serviços a serem executados terão múltiplas finalidades, desde a facilidade na manutenção e conservação da pavimentação, escoamento de águas pluviais e águas servidas, saneamento ambiental e profilático, evitando assim a proliferação de doenças como malária, dengue, barriga dágua, verminoses etc.
Acredita-se em resultados sociais, ambientais e econômicos positivos de alto impacto, como a geração de mais empregos e renda para a população, oportunidades para que os trabalhadores rurais possam ser inseridos no mercado de maneira mais sólida e competitiva aumentando a capacidade de comercialização e, conseqüentemente o desenvolvimento de novos postos de trabalho com o objetivo de melhorar o acesso não só físico, mas também aos serviços essenciais oferecidos pelo município de Arame - MA.