EDITAL DE CONVOCAÇÃO E REGIMENTO ELEITORAL, PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – CMDPcD, DO MUNICÍPIO DE ARAME – MA, (Biênio 2025/2028).
A Comissão Organizadora do Processo Eleitoral, denominada Comissão Eleitoral, através da Prefeitura Municipal de Arame e da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, no uso de suas atribuições e em conformidade com a Lei Municipal nº 11/2025, que cria e regulamenta o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), torna público o presente EDITAL DE CONVOCAÇÃO para o processo de eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – gestão 2025/2028, conforme as disposições abaixo:
1. DO OBJETIVO
O presente edital tem por objetivo regulamentar o processo eleitoral para a escolha dos representantes da sociedade civil organizada, titulares e suplentes, que integrarão o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência -CMDPcD, juntamente com os representantes do Poder Público Municipal, conforme previsto na legislação vigente.
2. DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO
O CMDPcD será composto de forma paritária, com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, conforme previsto na lei municipal:
·50% (cinquenta por cento) de representantes do Poder Público Municipal;
·50% (cinquenta por cento) de representantes da sociedade civil organizada, sendo:
·Entidades e associações de e para pessoas com deficiência;
·Organizações não governamentais que atuem na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência;
·Representantes das pessoas com deficiência não vinculadas a entidades.
Cada titular deverá ter um suplente.
3. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para candidatura estarão abertas no período de 10/11/2025 a 14/11/2025, das 8h às 12h e 14h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Ulisses Guimarães nº 715.
3.1. Poderão se inscrever:
a) Entidades da sociedade civil legalmente constituídas e em funcionamento há, no mínimo, 1 (um) ano;
b) Pessoas com deficiência e seus familiares residentes no município e com comprovada atuação na defesa dos direitos desse público.
3.3. Documentos exigidos para inscrição:
·Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I deste edital);
·Documento de identificação do (a) candidato (a);
·Comprovante de residência no município.
4. DA COMISSÃO ELEITORAL
A eleição será organizada e conduzida pela Comissão Eleitoral, composta por representantes do Poder Público e da sociedade civil.
4.1. Compete à Comissão Eleitoral:
·Analisar e validar as inscrições;
·Coordenar o processo de votação;
·Julgar eventuais impugnações;
·Homologar e divulgar o resultado final.
5. DA ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO
5.1. A Assembleia Geral de Eleição ocorrerá no dia 19/11/2025, às 8h, na Casa Municipal dos Conselhos, localizada na rua Barão de Grajaú.
5.2. Cada entidade ou pessoa física habilitada terá direito a um voto, não sendo permitido voto por procuração.
5.3. A eleição será realizada por votação direta e aberta, e o resultado será registrado em ata, assinada pelos membros da Comissão Eleitoral, pelos eleitos e postado no diário oficial de Arame.
5.4. A posse dos membros eleitos ocorrerá imediatamente após o encerramento da votação e homologação do resultado, na mesma data e local.
6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Eleitoral, observadas as legislações municipal, estadual e federal pertinentes.
6.2. Este edital entra em vigor na data de sua publicação.
Publique-se, registre-se e cumpra-se.
Arame/MA, 07 de novembro de 2025.
________________________________________
Kelly Santos da Silva
Coordenadora da Comissão Eleitoral
ANEXO I
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO
'c0 Comissão do Processo de Escolha Biênio 2025-2028
A organização da sociedade civil denominada ______________________________________________________________________,Inscrita no CNPJ nº ___________________________________, Endereço ________________________________________, Bairro_____________________, Nº __________, Contato telefônico: ___________________________________________.
Vem, respeitosamente, requerer a inscrição da Entidade acima qualificada para participar do Processo Conferencial das Entidades da Sociedade Civil Organizada destinado à composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPcD do Município de Arame/MA, referente ao biênio 2025–2028, apresentando, para tanto, os documentos exigidos no presente Edital.
Declaro, ainda, que os documentos em cópia apresentados são verdadeiros e conferem com os respectivos originais, sob pena das sanções administrativas, civis e penais legalmente aplicáveis, nos termos do art. 3º, § 2º, da Lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018.
Arame/MA, ____ de ____________________ de 2025.
__________________________________________
Assinatura do Representante Legal da Entidade
Indicados para concorrerem como Conselheiros no dia da Assembleia de Eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPcD de Arame/Maranhão, biênio 2025-2028.
Conselheiro Titular: ______________________________________________________
CPF: _________________________________RG: _____________________________
Telefone/celular/WhatsApp: _______________________________________________
E-mail: ________________________________________________________________
Conselheiro Suplente: ____________________________________________________
CPF: ________________________________ RG: _____________________________
Telefone/celular/WhatsApp: _______________________________________________
E-mail: ________________________________________________________________
OBS: Anexar cópias: RG, CPF e comprovante de residência (um documento com foto).

